terça-feira, 31 de julho de 2012

Usina Cruangi em Timbaúba PE Comissão se reúne com o Governo do Estado



Uma comissão formada por representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) de Aliança, Condado, Goiana, Itambé, Timbaúba e Vicência está reunida HOJE (31) com Tadeu Alencar, secretário da Casa Civil do Governo do Estado. O tema central da pauta é encontrar uma solução para os mais de 2 mil trabalhadores/as da Usina Cruangi, que há dois meses estão sem receber salários.
Enquanto a comissão se reúne no Recife, centenas de canavieiros e canavieiras seguem ocupando o pátio da Usina Cruangi, em Timbaúba. Eles reivindicam a garantia de seus direitos sociais e trabalhistas e prometem ficar no local até que a situação seja resolvida. Na tarde de ontem, os trabalhadores rurais bloquearam a BR 408 por três horas, depois de ter ocupado o Pátio da Usina
A decisão pela mobilização foi tomada depois que a Fetape  e os STTRs fizeram várias tentativas de negociação com os empregadores, mas sem sucesso. Há mais de dois mil empregados no corte da cana prejudicados com essa situação.
O argumento dos administradores da Cruangi para o atraso dos salários é o fato de o Tribunal Regional Federal ter bloqueado todo o patrimônio físico e financeiro da usina, por conta de dívidas tributárias com a União.
Fetape