segunda-feira, 29 de abril de 2013

CEBB Darmata, um mosteiro na zona rural de Timbaúba, lugar de paz para meditação e contemplação

CEBB Darmata, zona rural de Timbaúba-PE

O site Timbaúba Agora, fez uma visita a um Templo Budista na zona rural de Timbaúba-PE, e conversou com Ricardo Pellegrini que é membro e praticante do Budismo, e explicou pontos importantes, começamos perguntando o que é CEBB DARMATA, e ele nos respondeu que a denominação do ‘CEBB’ é Centro de Estudos Budista Bodisatva essa denominação vem de um ser que fez um voto de renascer por muitas vidas, enquanto houver sofrimento no mundo, então o Bodisatva é um ser que renasce para trazer beneficio aos seres, logo esse é o significado para o CEBB. Já Darmata, é a sabedoria da natureza primordial, terra pura da lucidez mais elevada.


Segundo Pellegrini, o líder e fundador dos CEBBs, é o Lama Padma Samten que foi ordenado por Chagdud Tulku Rinpoche  grande mestre do Tibert da época da invasão da China,  e um dos tibetanos que foram exilados do país, ficou muito tempo vivendo na Índia, depois foi para os Estados Unidos, onde montou um grande mosteiro no território americano. E na década de 90 veio para o Rio Grande do Sul no Brasil.


Padma Samten em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), com sede em Viamão (RS) e centros de prática e retiros em todo o país. Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado Lama, título que significa líder, sacerdote e professor.

Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde. Existem no Brasil 28 templos da CEBB, sendo que três são sedes rurais, iguais ao de Timbaúba, especificas para retiros longos. 

Existem no momento três pessoas que estão em retiros de três anos no CEBB de Timbaúba, e já está terminando o periodo de meditação. E a partir de julho entrarão mais seis pessoas que ficarão por mais três anos, são pessoas que ficam isoladas do mundo apenas meditando e contemplando a natureza, isolados também do grupo, apenas um mensageiro leva os ingredientes (que dependem das suas dietas), para que façam seus próprios alimentos.


Eles vivem simplesmente meditando porque segundo os pensamentos budistas só assim o homem encontra o equilíbrio. Na vida terrena o ser racional responde aos impulsos, a meditação faz com que o homem controle a própria mente. O Budismo prega que as pessoas tem que dirigir a própria mente, isso é jamais responder por impulso, temos que responder as adversidades com sabedoria. O budismo prega também que devemos está bem com conosco, com as outras pessoas, e com todos seres em nossa volta e com o universo. 


O mosteiro é aberto a visitação pública, e está localizado próximo a Fazenda do "Alemão", chegando na Praça de Timbaubinha, siga em frente pela estrada de barro com destino a Queimadas de Cima até encontrar uma entrada a direita, com uma placa indicando CEBB a 7km. 


Clique em cima da foto para ampliar







Por Reginaldo Silva
Fotos: Romário Melo
Contatos: