sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mazo revela desejo de um dia treinar o Timbaúba:''Pra mim seria um orgulho treinar o Timbaúba, pois se trata do lugar onde nasci''

Em entrevista exclusiva ao Blog Timbaúba Agora, o treinador timbaubense e ex-jogador Mazo revelou que gostaria de um dia ter a oportunidade de treinar o Timbaúba Futebol Clube e lamentou bastante por não ser já essa temporada.

Ele revelou também que chegou a ser convidado tendo um início de negociação com os dirigentes do clube, mas não prosseguiu e o representante timbaubense acabou anunciando Junior Caruaru.

Apesar da negociação não ter dado certo, o ex-jogador do Estudantes e Santa Cruz, atualmente treinador de futebol em Portugal, não descartou a possibilidade de ainda treinar o clube este ano, pois ele declarou que se for chamado estará a disposição para ajudar a conseguir o acesso.

Mazo com a camisa do Santa Cruz em 93(O último da direita)
Josemar Araújo Santos, mais conhecido por Mazo, de 43 anos, nasceu em Timbaúba, e tem dupla nacionalidade (brasileira e portuguesa), começou a carreira como jogador de futebol em 1984 no Estudantes de Timbaúba. Ele atuou também na Seleção de Timbaúba, Santa Cruz, Central, ABC-RN e Vitória-BA. No Tricolor do Arruda viveu o seu melhor momento como jogador conquistando dois títulos Pernambucano em 1990 e 1993.

Em 1993 foi para o futebol português e atuou por vários times, Estrela da Amadora, Famalicão, A.D.Machico, Torres Novas, A.F.Clube, A.D.Mação e C.F.Gavionenses. Atualmente Mazo reside em Mação e treina a equipe local.

Confira na integra a entrevista com o treinador timbaubense Mazo

Houve convite por parte da diretoria do Timbaúba para você treinar a equipe já este ano na disputa do Campeonato Pernambucano da Série A2?

Sim, aconteceu o convite. Um dirigente do clube conversou comigo e até acertou alguns detalhes e depois daria a resposta. Mas infelizmente as negociações não prosseguiram. Eu nasci em Timbaúba, tenho experiência como jogador e treinador internacional. Gostaria de ter uma oportunidade e dar valor aos atletas da cidade, observar quem tem valor. Fazer feito no meu tempo, valorizar sempre os atletas da casa, pois temos que dar valor ao que é nosso. Sem desmerecer o novo treinador(Junior Caruaru), ele rebaixou o Petrolina recentemente.

Você tem contrato com o Mação(equipe que treina atualmente) até quando?Apesar disto, futuramente se houvesse um convite para treinar o Timbaúba você ainda iria?

Se eu for chamado eu irei com muito prazer. Sou timbaubense e nunca me esquecerei da minha terra, irei com toda a vontade de ajudar e com o meu profissionalismo. Consegui chegar onde cheguei graças a minha cidade. E levaria bastante experiência, pois fui campeão duas vezes estaduais pelo Santa Cruz como jogador e conquistei vários títulos em Portugal como treinador.

Caso você tivesse a oportunidade de treinar o Timbaúba, o que pegaria de exemplo do futebol europeu e implantaria no Timbaúba, já que está a tanto tempo no velho mundo?

Organização e parte tática, entendo que poderia levar um tempo para o atleta se adaptar, mas o jogador brasileiro é bom tecnicamente, ele precisa ser bom taticamente dentro das quatro linhas, ser menos individualista. Acredito que colocaria esse time num nível melhor. Os treinadores que passaram o que fizeram?Por que não dar oportunidade a alguém da terra com competência, sou treinador a dez anos com acessos e títulos. Seria uma união perfeita, ''Mazo, o filho volta a terra''.(risos)

Você gostaria de ter ao seu lado algum ex-companheiro da sua época de jogador do Estudantes na comissão técnica se tivesse a oportunidade de comandar a equipe?

Gostaria muito de ter ao meu lado quem sabe, um Lula, Ivan e até Biliu. Somos da terra, seria uma comissão técnica formada por timbaubenses, mas parece que Timbaúba perdeu essa mística nos últimos anos de valorizar os pratas da casa. Queria deixa-los prontos para treinar o clube quando eu voltasse para Portugal.

A quanto tempo que você não vem a Timbaúba?
Mais ou menos seis ou sete anos.

Como está sua vida em Portugal?
Estou acabando uma Licenciatura em Educação Fisica, Desporto e lazer. Faço muitas formações de futebol no geral. E sou profissional como treinador aqui em Portugal.

Pra você imagino que seria uma boa e emocionate experiência como timbaubense conseguir um acesso para elite com o clube da cidade onde nasceu?

Sim. Quando falo sobre isso fico até emocionado, entendes? A cidade de Timbaúba mim ajudou, e agora é a minha vez de ajudar a cidade. Sou filho da terra e sendo treinador ou não, quero o melhor para o clube e o meu melhor também. Quem quisesse fazer parte do time teria que honrar a camisa do Timbaúba com raça, organização, seria uma família em busca de um objetivo. Deixar orgulhosos os timbaubenses quando fossem nos jogos.

Mudando um pouco de assunto, já que você está vivendo a tanto tempo em Portugal, como a imprensa e a população do país está vendo a Copa do Mundo no Brasil?Em relação a organização e estrutura eles estão tranquilos ou temerosos?

Sabemos que o Brasil está crescendo, mas ainda falta muita qualidade. O pensamento aqui(Portugal) é dividido, alguns falam bem, outros mal. Mas acredito que faremos um bom mundial e jogos olímpicos, pois somos criativos.

E a Seleção Brasileira treinada por Felipão, você acha que está no caminho certo para conseguir o titulo na Copa das Confederações?Inclusive ele é bastante querido em Portugal, pois conseguiu levar a seleção do país ao 4º lugar em 2006.

Imagino que ele(Felipão) vai fazer um bom trabalho na Seleção Brasileira, mas neste momento estamos muito distantes de seleções como Espanha e Alemanha. E cuidado com a Argentina, eles estão se superando. Hoje um time ou seleção tem que ser todos unidos, não apenas ter craques. Pra chegar longe tem que ser bom tecnicamente, assim por exemplo Santos e Barcelona, times que encantaram o mundo recentemente.

Mazo muito obrigado pela entrevista e boa sorte!

Muito obrigado meu amigo, cedo ou tarde estarei em Timbaúba. Um abraço para toda população timbaubense.


Confira mais fotos de Mazo na época de jogador de futebol

Mazo e Ricardo Gomes

Com a camisa da Estrela da Amadora de Portugal

Mazo e o técnico da Seleção Brasileira Luiz Felipe Scolari

Com a camisa do Central (primeiro agachado da esquerda para direita)


Por Renato Melo