domingo, 4 de agosto de 2013

Timbaúba: Bispo Diocesano Dom Severino visita Bairro Santa Ana e inaugura Capela de Nossa Senhora da Conceição

Dom Severino Batista de França, ladeado pela família do Sr. José Tavares Borba 
Neste domingo (04) no Bairro de Santa Ana, aconteceu a inauguração da Capela de Nossa Senhora da Conceição. Muitas pessoas estiveram presentes na linda festa de inauguração que contou com a participação do Bispo Diocesano Dom Severino que celebrou a missa e abençoou o Oratório e toda a comunidade.

Além do Bispo Diocesano estiveram levando toda a benção a nova capela, o Pe. Antonio Inácio Pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Mocós, Pe. Marcos Pároco da Matriz de Nossa Senhora das Dores, Padre Josevaldo Firmino Ribeiro que nasceu na comunidade de Santa Ana, e é hoje o novo Pároco da comunidade Angélicas em Vicência, e vários outros representantes da Igreja Católica. E grande parte da família do Sr. José Tavares Borba. Presente também o vice-prefeito Junior Rodrigues, que representou o prefeito Marinaldo Rosendo e o vereador Paulinho de Genésio que reside na comunidade de Santa Ana. 

A animação ficou por conta do Grupo de Oração Chemá da Comunidade de Mocós que levou ao público presente várias músicas e cânticos religiosos com muita emoção, louvor e fé.

O Pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição informou a reportagem do Timbaúba Agora que a construção dessa nova capela foi devido a um cumprimento de promessa do senhor José Tavares Borba que faleceu em 1973, pois o mesmo era o dono do terreno onde atualmente fica localizado o Oratório.

A família do senhor José Tavares Borba quis cumprir a promessa, construiu a capela e fez a doação para a Diocese, disse o Pe. Antonio Inácio. O Oratório de Santa Ana está sob a responsabilidade da Paroquia Nossa Senhora da Conceição no Bairro de Mocós.


José Tavares devoto de Nossa Senhora da Conceição, pessoa bondosa e acolhedora passou a ser proprietário do Sitio Santiago no ano de 1935, colocou no local (Hoje Bairro Santa Ana), um pequeno monumento de Nossa Senhora da Conceição onde a comunidade fazia suas orações e eram celebradas missas.

Sendo a primeira missa celebrada pelos padres Monsenhor José Marques da Fonseca e Padre Antônio Leitão, permanecendo a celebração da Santa Missa todo dia oito de dezembro dia de sua festa.  Durante a década de oitenta tinha início a comunidade de Santa Ana com suas atividades religiosas e no dia 7 de dezembro é comemorada a festa de Nossa Senhora da Conceição na praça onde está erguido a capela. 

Faleceu em 1977 teve oito filhos e era casada com a senhora Helena Araújo Borba em 1938 com a chegada à cidade das Irmães Franciscanas para fundar o Colégio Santa Maria, foram acolhidas por ele e seus amigos que juntos deram todo suporte de adaptação na cidade.

Foi um pedido dos fiéis para que no dia 8 de dezembro a celebração fosse em Mocós, Monsenhor Orlando concordou na época, seus sucessores também aceitaram, e após a criação da Paróquia de Mocós, os párocos o padre José Sebastião da Costa e o Padre Antônio Junior Magalhães também apoiaram. A comunidade está em festa e agradece a Deus a grande graça de mais um lugar unido por ele.


Confira as fotos (clique na foto desejada para ampliar)